Avaré, localizada há 277 quilômetros de São Paulo, reúne no final de fevereiro os melhores criadores e expositores de raças bovinas e eqüinas do Brasil durante a realização da EMAPA - Exposição Municipal e Agropecuária de Avaré, realizada no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, cuja área total é de cerca de 430.000m². A feira é dividida em dois turnos, sendo o primeiro dedicado exclusivamente à raça Nelore, devido ao maior volume de animais. Já o segundo, é dedicado às demais raças bovinas e, também, eqüina. O período total de duração da feira soma, geralmente, 17 dias, considerando desde a data da entrada dos primeiros animais no Parque, até a data de saída dos últimos.
Elias de Almeida Ward é considerado o idealizador da primeira EMAPA, que aconteceu no estádio de futebol da Associação Atlética Avareense entre os dias 14 a 19 de dezembro de 1964. Inicialmente, a feira tinha um outro perfil, inclusive com apresentação de shows e rodeios durante a exposição agropecuária. Entretanto, a partir de 2004, a organização da feira decidiu por desmembrá-la devido à importância dada à exposição de animais, com a realização de grandes leilões e julgamentos ranqueados. E a feira agropecuária abre o calendário das exposições agropecuárias do Brasil, acontecendo após o Carnaval.
A partir da edição da feira realizada em 2009, outra mudança importante foi adotada, para oferecer um conforto maior aos criadores e público em geral que acompanham os trabalhos da feira agropecuária: a cobertura da pista principal de julgamentos, de 1.800m2. Essa área coberta transforma a EMAPA na primeira exposição agropecuária ao ar livre do Brasil que oferece pista de julgamentos com cobertura.
